Google

Loading

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Cocaina Causa dependência Química?

A pergunta é simples não é? Desse tipo de pergunta que se responde Sim ou Não. Pois é.

Pelo menos no tempo que estava pesquisando sobre o assunto, vocês não idéia da dificuldade que encontrei para obter essa resposta. E sabe qual foi? De que ainda não estava comprovado cientificamente a dependência química. Que se sabe da dependência psicológia. Só isso.

ABSURDO. TUDO ERRADO. SÓ OBTIVE A RESPOSTA NA SALA DO MEU PSIQUIATRA.

Na primeira página do Google quando se joga no campo de pesquisa a frase: cocaina causa dependência química? Não temos resposta. Só se fala da dependência psicológica e ainda de modo muito precário.

Bom, aí vai a resposta: COCAINA CAUSA DEPENDENCIA QUIMICA SIM!!! Se ela funciona como um estimulante do sistema nervoso central assim como as anfetaminas (Anfepramona, por exemplo, o famoso remédio para tirar a fome e emagrecer) que é vendido com receita controlada azul e é "tarja preta" porque tem efeito viciante.... vcs realmente acham que a cocaina não causa dependência química?

Imaginem que a cocaina trabalha diretamente com nossos neurotransmissores. Ele impede a recaptação de dopamina, noradrenalina e seretonina... por isso temos tanto prazer.... pq toda vez que colocamos a cocaina lá, além de bloquear a recaptação da dopamina e seretonina por exemplo, o uso prolongado faz com que nosso cérebro se adapte a ele, daí, a dependència química.

Como os estoques de dopamina nos neurônios fica drasticamente baixa, o usuário vai tendo que usar cada dia mais cocaína para suprir todas essas perdas.... é daí que vem a overdose. Por isso ela é comparada como qualquer remédio controlado de tarja preta como o Rivotril, por exemplo, quanto mais o tempo vai passando, maior a dose necessária para surtir algum efeito.

E, para concluir este post, se o cidadão optar por não morrer de problemas causados por uma overdose e resolver parar, fique ciente, ou tenha conciência agora do pq da sua depressão.

Sem níveis suficientes de dopamina nos neurônios, não há dopamina suficiente nas sinapses e aí experimentamos o oposto do prazer: fadiga, depressão, irritabilidade extrema e no meu caso até insônia.

PORTANTO, NÃO TENTE SE ENGANAR ACHANDO QUE A COCAINA NÃO CAUSA DEPENDÊNCIA QUÍMICA!!

COCAINA CAUSA DEPENDENCIA QUIMICA SIM!!!

4 comentários:

  1. Com licença, conheci o blog agora por acidente enquanto estava pesquisando sobre a Planta que serve para extração da droga. Achei muito interessante a sinceridade como você coloca sua experiência.
    Ja fiz uso esporádico da Droga e estou em meu segundo ano de pós em um curso ligado a biológicas e queria fazer a seguinte ressalva : você muito provavelmente não descobriu a resposta para sua pergunta. Quando entrou em contato com a opinião de seu psiquiatra, ( quem quer que seja a pessoa, não vem ao caso) só foi dito a você a opinião de um profissional.
    Repito, UM.
    Nenhum profissional individualmente hoje em dia pode atropelar a ciência com sua opinião. Eu mesmo se quiser provar que a Coca prova ou não dependia deveria praticar alguma vertente de pesquisa científica e essa mesma seria refutada ou reafirma da pela pesquisa de outras pessoas ( num processo que leva anos ).
    Não há estudos atuais que provam ou que desacreditam a sua dúvida. Seja porque os estudos que já existiram a respeito não foram totalmente conclusivos ou pelos aspectos de estigma social que um novo estudo poderia gerar.
    De mais, o seu raciocínio de não compensação de neurotransmissores por eles estarem sendo inseridos sintética mente está de boas, acontece exatamente assim com muitas drogas ( medicinais ou não) mas seu psiquiatra, assim como eu, não pode ser porta voz do pensamento científico sem provas concretas e sem dar espaço para que a teoria haja um contra argumento ( talvez seja até por isso que o Google não apresenta resultados de simples acesso, ou talvez seja por algo completamente diferente como a configuração do algoritmo e como ele traça os resultados da busca etc)

    ResponderExcluir
  2. Quer Se Livrar Das Drogas?
    Mais de 90% dos internos aderem ao tratamento e retornam as suas atividades e ao convívio social, apresentando um ótimo desenvolvimento de sua vida.
    http://www.viversemdroga.com.br/index.php

    ResponderExcluir
  3. GNT, é normal o nariz ficar entupido ou escorrendo depois de usar? Outra pergunta, carreiras finas fazem efeito ou só carreiras grossas?

    ResponderExcluir

  4. Série drogas que causam dependência: Tudo sobre o Crack.
    http://blog.viversemdroga.com.br/serie-drogas-que-causam-dependencia-tudo-sobre-o-crack/

    ResponderExcluir